terça-feira, 9 de junho de 2015

Ferramenta de notificação de biovigilância já está disponível

Uma importante medida para aumentar a segurança do doador e do receptor de células, tecidos e órgãos humanos já está em funcionamento. É o formulário para notificação de reações adversas da área de biovigilância, que faz parte do processo de vigilância sanitária pós-uso de produtos – Vigipos. A ferramenta é voltada aos profissionais de saúde e responsáveis envolvidos no processo da Biovigilância, como os Núcleos de Segurança do Paciente, as Comissões de Controle de Infecção Hospitalares, o Sistema Nacional de Transplantes, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, entre outros, para a notificação individual on line de casos (suspeitos ou confirmados) de reações adversas associadas ao uso terapêutico de células, tecidos e órgãos. Isso inclui os transplantes, enxertos e a reprodução humana assistida.
A Implantação do Sistema Nacional de Biovigilância é um dos temas prioritários definidos para atuação da Agenda Regulatória da Anvisa entre 2015 e 2016.
A Biovigilância é o conjunto de ações de monitoramento e controle que abrange todo o ciclo do uso terapêutico de células, tecidos e órgãos humanos desde a doação até a evolução clínica do receptor e do doador vivo. O trabalho é voltado para obter informações relacionadas às reações adversas a estes procedimentos, identificar os riscos e prevenir a sua ocorrência.
Uma reação adversa em Biovigilância é qualquer efeito ou resposta indesejada ocorrida em uma pessoa durante ou após a doação ou tratamento com células, tecidos e órgãos humanos em procedimentos associados à transplantes, enxertos e reprodução humana assistida, levando a agravo(s) à saúde como situações de transmissão de doença, deficiência ou condições de incapacitação temporária ou permanente, risco à vida ou óbito.
O formulário para notificação possui oito questões necessárias para garantir a investigação de qualquer ocorrência.

Acesse agora o formulário de notificação de Biovigilância 
(Informações da Anvisa)
Logotipo - Ficha de notificação individual de reações adversas em Biovigilância
layout
 Ficha de notificação individual de reações adversas em BiovigilânciaFormulário | Altera Ficha |  Imprimir Formulário
 BIOVIGILÂNCIA

Esta ficha se destina à notificação (confirmada ou suspeita) de Reações Adversas ocorridas em pessoas doadoras ou receptoras de células, tecidos ou órgãos (CTO) utilizados em procedimentos de transplantes, enxertos, reprodução humana assistida e/ou terapias avançadas.

Entende-se como Reação Adversa em Biovigilância qualquer evento adverso ou resposta indesejada observada em uma pessoa, durante ou após a doação de CTO ou procedimentos de transplantes, enxertos, reprodução humana assistida e terapias avançadas, levando a dano(s) que pode(m) estar associado(s) com situações de deficiência ou condições de incapacitação temporária ou permanente, transmissão de doença, necessidade de intervenção médica, hospitalização ou prolongamento do período de internação, risco à vida ou óbito.

Observações:  
- A notificação deve ser feita mesmo que a correlação da reação adversa com os procedimentos envolvendo uso de CTO ainda não esteja confirmada(notificar na simples suspeita), e mesmo que nem todas as informações solicitadas estejam disponíveis no momento.
- Esta notificação pode ser acessada a qualquer momento para inserção ou alteração de informações. Para isso, anote o número do último protocolo gerado após a gravação final.
- Ao fazer uma alteração de uma notificação original, selecione a opção " retificação de notificação". 
- Outros eventos adversos associados a estes procedimento, sem ocorrência de dano direto ou indireto ao indivíduo, deverão ser registradas em formulário próprio no serviço de saúde e mantidos à disposição da vigilância sanitária competente.


Preenchimento Obrigatório
Clique aqui em caso de dúvidas relativas a este formulário.
 1) Informações gerais sobre a notificação 
 Número da notificação (somente para preenchimento pela Anvisa):
Notificação original(O) ou retificada(R), seguida da data no formato indicado no exemplo e número sequencial de três dígitos. Ex.: O/R + AAAA/MM/DD + 000
 Tipo de notificação: *
Notificação original
Retificação de notificação
 2) Dados institucionais do estabelecimento notificador 
 A instituição que notifica é a mesma onde foi detectada a Reação Adversa? *
Sim
Não
 3) Indivíduo afetado(receptor ou doador) 
 Indivíduo afetado: *
No caso de procedimento autólogo, escolher a opção mais adequada, conforme a fase em que ocorreu a RA (procedimento envolvendo a doação ou recepção do material biológico)
Doador
Receptor
 Raça/Cor:
Branca
Negra
Parda
Amarela
Indígena
Não se aplica
 Ocupação:
 Nome completo da mãe:
  Informações sobre o procedimento envolvendo célula, tecido, órgão ou produto relacionado 
 Tipo de procedimento relacionado a Reação Adversa: *
Autólogo ( doador e receptor é o mesmo indivíduo)
Homólogo ( doador e receptor são gêmeos idênticos)
Alogênico ( doador e receptor são indivíduos diferentes, porém da mesma espécie)
Xenotransplante ( doador e receptor são de espécies diferentes)
 Natureza da CTO(célula, técido ou órgão) ou produto relacionado em contato: *
Célula
Tecido
Órgão
Produto relacionado
 Código de Identificação da CTO ou produto relacionado: *
(número de lote - caso não haja, adicionar outra referência de identificação ou RGCT do produto)
 4) Detalhamento da reação adversa 
 Data de detecção da reação adversa: *
 Tipo de reação adversa: *
Infecção
Neoplasia
Enxerto nunca funcionante
Complicações peri-operatórias
Alterações genéticas
Outras
 Descrição da reação adversa:
(Acrescente informações complementares e/ou anexe documentos, caso necessário)
 Anexos:
 Gravidade para a vida do indivíduo afetado(doador ou receptor): *
Leve: Ausência de perigo para a vida do paciente. Moderado: Perigo, em longo prazo, para a vida do paciente. Grave: Risco imediato para a vida do paciente. Óbito: Morte do paciente.
Leve
Moderado
Grave
Óbito
 Correlação da reação adversa com o procedimento envolvendo o uso da célua, tecido ou órgão: *
CONFIRMADA(DEFINITIVA/CERTA): quando a investigação concluiu que há evidências claras (quadro clínico/laboratorial, vínculo temporal), sem qualquer dúvida acerca da correlação com a doação. PROVÁVEL: quando a investigação já concluída, ou ainda em curso, apresenta evidências (quadro clínico/laboratorial, vínculo temporal) que indicam a correlação com a doação, mas há dúvidas para sua confirmação. POSSÍVEL: quando a investigação já concluída, ou ainda em curso, apresenta evidências (quadro clínico/laboratorial/ evolução e vínculo temporal) que indicam a correlação dos sinais e sintomas a outras causas, mas a correlação com a doação não pode ser descartada. IMPROVÁVEL: quando a investigação já concluída, ou ainda em curso, apresenta evidências (quadro clínico/laboratorial, vínculo temporal) que indicam a correlação do evento adverso a outra(s) causa(s), mas há dúvidas para a sua exclusão. DESCARTADA: quando a investigação já concluída apresenta evidências (quadro clínico/laboratorial, vínculo temporal) que indicam claramente a correlação do evento adverso a outra(s) causa(s) e não à doação. INCONCLUSIVA: quando a investigação já concluída não encontrou evidências (quadro clínico/laboratorial, vínculo temporal) suficientes para confirmar ou descartar a correlação com a doação.
Confirmada
Provável
Possível
Improvável
Descartada
Inconclusiva
 Investigação e conclusão final:
(consequências efetivas ou possíveis)
 5) Ações corretivas e preventivas 
 Descrição das medidas em andamento:
(descreva e/ou anexe documentos, caso necessário)
 Anexos:
(detalhamento das ações corretivas e preventivas)
 Outro(s) CTO do mesmo doador disponíveis para uso? *
Sim
Não
Não sabe
 Outros responsáveis pela Biovigilância foram informadas? *
Sim
Não
6) Houve comunicação anterior ao preenchimento desta notificação, referente a este mesmo caso, à Anvisa, feita via telefone, e-mail, notificação em outro sistema ou formulário? *
Sim
Não
7) Faça observações adicionais sobre o fato, caso julgue necessário:
Gravar Gravar
Atenção: Ao gravar aguarde a tela de confirmação. Somente se aparecer a mensagem de confirmação seus dados terão sido gravados.
Clique aqui em caso de dúvidas relativas a este formulário.
Página 1 de 1 
Logotipo FormSus

Nenhum comentário:

Postar um comentário